terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Não mande seus patos para a escola das águias

A primeira regra de administração é: Não mande seus patos para a escola das águias. Por que? Porque não funcionará. Boas pessoas são achadas e não mudadas. Elas podem mudar a si mesmas, mas você não as pode mudar. Se você quer boas pessoas, você tem que achá-las. Se você quer pessoas motivadas, você tem que encontrá-las e não motivá-las, contudo você pode dar ferramentas a esta pessoa para ela encontrar a própria motivação. A pessoa tem que querer, caso contrário, não funcionará.

Eu peguei uma revista há algum tempo atrás em Maceió que continha um anúncio de página inteira sobre uma cadeia de hotéis. Na primeira linha do anúncio lia-se, “Nós não ensinamos nossos funcionários a serem bons.” Então aquilo me chamou a atenção. A segunda linha dizia, “Nós contratamos os feras”. Eu pensei, “que recado inteligente!”

A motivação é um mistério. Porque algumas pessoas são motivadas e outras não? Por que um vendedor vê seu primeiro prospecto às sete da manhã enquanto o outro vê seu primeiro às onze da manhã? Por que um começa às sete e o outro às onze? Eu não sei. Chamemos isto de “mistérios da mente”

Em uma palestra de neurolinguística com mil pessoas. Uma pessoa sai e diz, “eu vou mudar minha vida.” Outra sai com um bocejo e diz, “eu já ouvi isso tudo antes.” Por que será?

Uma pessoas de sucesso diz para mil pessoas, “eu li este livro, e ele me colocou na estrada da riqueza.” Adivinhe quantas pessoas saem e conseguem o livro? Resposta: muito poucas. Isto não é inacreditável? Por que todos não se esforçariam para serem ricos e felizes?

Esqueça os mistérios da mente, e não desperdice o seu tempo tentando transformar patos em águias. Ou você dá as ferramentas necessárias para os patos se transformarem ou encontre pessoas que são motivadas que já têm motivação para serem águias e então basta deixá-las voar rapidamente.

Texto de: Jim Rohn.
Adaptação e tradução: Felipe Rocha

Um comentário: