quinta-feira, 18 de novembro de 2010

10 Passo para o Sucesso nos Relacionamentos

Um dos segredos para uma vida feliz e bem sucedida é a capacidade de ter ótimos relacionamentos – em casa, no trabalho e na sua vida social.
As dicas a seguir são baseadas nas habilidades e nas atitudes das pessoas "Bem Relacionadas" – pessoas que desenvolvem e mantém relacionamentos maravilhosos. Ao usar a PNL para modelar ou identificar as características dos "Bem Relacionados" nós descobrimos uma lista extensa. Apesar da perspectiva atraente, não existe uma fórmula de ‘sucesso em 3 passos’. É um processo mais complexo, porém pode ser aprendido.
A seguir, está uma seleção principal bastante randômica. É um começo para você se preparar e entrar em operação.

1. Seja um bom ouvinte
E mostre um interesse sincero no que está acontecendo na vida da outra pessoa. Lembre-se de que temos uma boca e dois ouvidos – use isso como um lembrete de quanto deve se dedicar a falar versus quanto a ouvir.

2. Coloque-se no lugar da outra pessoa
Como um bom ouvinte, entre, momentaneamente, no mundo da outra pessoa (sem ser envolvido nos seus estados negativos). Estar no mundo de outra pessoa exige que você ouça com sinceridade. Em outras palavras, enquanto você estiver ouvindo, faça isso e somente isso – ouça. Isso pode exigir um pouco de prática, visto que a maioria das pessoas tende a ouvir parcialmente enquanto internamente se prepara ou ensaia o que vai dizer depois. Isso está de acordo com um Princípio muito importante da PNL - respeitar o "Mapa" da outra pessoa.

3. Empatia ao invés de simpatia
Empatia significa entender e ter a percepção da dificuldade da pessoa, sem tentar se envolver, a não ser que seja solicitado. Demonstrar simpatia, sentir pena dela, é desrespeitoso e indica que você acredita que ela, por iniciativa própria, não tem os recursos para lidar com a sua própria dificuldade.

4. Procure os pontos positivos da outra pessoa
Existem muitos pontos positivos e você tem a escolha de prestar mais atenção neles ou nos defeitos dela. Quanto mais pontos positivos de uma pessoa você descobrir e se focar neles, mais o seu respeito por essa pessoa aumentará.

5. Mantenha contato
Mesmo que vocês tenham estado juntos a poucas horas atrás, talvez no café da manhã, que tal uma ligação rápida para perguntar como está o dia dela ou para dizer que você esteve pensando nela?
Ou uma mensagem de uma linha pelo email ou pelo celular? Mantenha contato também com aqueles que estão longe. Relacionamentos à distância podem durar por décadas, se alimentados. Uma carta ocasional, um cartão, um telefonema ou um email poderão alimentar e manter o relacionamento.

6. Qual é o ponto de vista dela?
Seja capaz de ver o mundo sob o ponto de vista dela. Essa é provavelmente a mais importante habilidade individual com relação ao relacionamento, as amizades e aos negócios. Se você estivesse no lugar dela, com os sentimentos dela, as crenças, os valores, a experiência dela, etc., como a situação seria vista por você? Quais seriam as suas necessidades, as suas expectativas ou as suas preocupações? Aqui você pode aplicar a técnica dos Princípios Básicos da PNL.

7. Respeite a opinião dela
Reconheça que ela enxerga as coisas de um modo diferente. Que todos nós temos uma visão diferente do mundo. Essa opinião ou modelo da realidade está baseada na nossa experiência de vida até hoje. Nenhuma visão do mundo está ‘certa’ ou ‘errada’ – é uma questão de opinião (mapa é mapa) e, do mesmo modo que as suas opiniões mudam de tempos em tempos, também as dela mudam. Ao não se apressar para conhecer a visão de mundo dela, sempre em evolução, você realmente pode aprender coisas que irão enriquecer ou ampliar a sua própria visão.

8. Aceite os defeitos
Reconheça e tolere as fraquezas e os defeitos de uma pessoa. Afinal, as ‘fraquezas’ serão avaliações subjetivas baseadas na sua visão de mundo. E lembre-se de que não existe pessoa perfeita – a maioria de nós está fazendo o melhor que pode a cada instante, trabalhando para diminuir a quantidade e a magnitude dos nossos defeitos – isso é um projeto para a vida toda.

9. Certo? Ou FELIZ?
Você já não percebeu, especialmente nas relações familiares, como é fácil entrar naquela de "você está errado, eu estou certo"? Já percebeu como isso é idiota – será que vocês só se darão conta disso quando estiverem se reconciliando de novo depois de terem se ferido mutuamente? Que tal decidirem juntos que não farão isso de novo! Decida com o seu parceiro/a ou amigo/a que é mais importante estar FELIZ do que CERTO. Decida que cada um irá manter um senso de perspectiva e concentrem seus esforços em evitar argumentos estúpidos sobre ‘questões importantes’ tais como porque a outra pessoa não colocou o leite de volta na geladeira na noite passada, esqueceu de comprar um dos itens da lista quando foi fazer as compras, etc. De que cada um dará permissão ao outro para ser humano e, de tempos em tempos, esquecer as ‘regras da casa’ e cometer erros sem ter que sofrer mais tarde.

10. Lembre-se de que a vida é finita
Se você descobrisse, de repente, que tem apenas três meses de vida, iria desperdiçar tanto tempo em discussões e de mau humor com os amigos e parentes? Quantos elogios adicionais e gestos de ‘eu te amo’ você faria? Quanto tempo a mais você passaria com as pessoas amadas? A razão pela qual nós, muitas vezes, procrastinamos essas coisas é que nós assumimos que a vida vai durar para sempre e que nós pretendemos, um dia, passar mais tempo com elas. Nós podemos – e pode ser muito tarde quando o fizermos. Eu encontrei muitos pais que perderam o crescimento de seus filhos porque estavam muito ocupados cuidando de suas carreiras, do trabalho doméstico, etc. Então, quando eles arranjaram um tempo para passar com seus filhos, as crianças não estavam interessadas – elas tinham aprendido a passar sem sua atenção e estavam progredindo com suas vidas – sem o pai ou a mãe.

Então querido leitor, basta de agora em diante colocar os 10 passos para o sucesso nos relacionamentos e preservar aquelas pessoas que você mais ama perto de você.

Texto e Título: Felipe Rocha
Fonte: Golfinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário